Projeto Atitude Cidadã

Educação Financeira – 9º ano
Durante o mês de junho, os alunos do 9º ano dedicaram-se, nas aulas de matemática, sob a organização da Professora Viviane Drebes Dörr, ao estudo de conceitos como porcentagem, acréscimo, desconto, juros simples e composto.
Divididos em grupos, cada qual teve a tarefa de compreender e pesquisar estas ideias e desenvolver uma apresentação de Power Point, no intuito de explicar aos colegas a utilidade destes conceitos matemáticos aplicados ao cotidiano.
No decorrer da proposta, os alunos assistiram ao vídeo “Visita à Bovespa”, que propôs uma reflexão e estimulou a importância de verificar a porcentagem de desconto de mercadorias, bem como, os juros que são embutidos nas compras.
Em meio a esta temática, várias questões foram surgindo e sendo discutidas pela turma. Caberia destacar o questionamento que os alunos fizeram a si mesmo, quanto à vantagem de realizar compras à vista ou a prazo. Nesse contexto, ao final de uma roda de conversas, os alunos concluíram que: “AS PESSOAS PRECISAM CONTROLAR SUAS CONTAS (COMPRAS)”.
Mais tarde, uma análise mais criteriosa foi realizada, no momento em que cada aluno trouxe uma conta de luz de casa, para investigar os tributos e faixas de gastos das mesmas. Outra vez, uma questão veio à tona, quando refletiram acerca das ligações clandestinas de energia elétrica (gato), e, de forma mais clara, o questionamento a respeito de quem paga essa conta.
Dirigindo-se ao final da proposta, os alunos analisaram através de um xerox disponibilizado pela professora os impostos contidos nas mercadorias que compramos diariamente, e que estão especificados nas notas fiscais dos produtos.
Também refletiram sobre o holerite ou contracheque dos trabalhadores. Nesse documento, foram compreendidos os vencimentos e descontos que se apresentavam. Os alunos, que logo mais estarão no mercado de trabalho, puderam analisar o FGTS e tiveram o entendimento de que eles mesmos precisam aprender a controlar os depósitos do Fundo.

Como culminância da proposta que visava refletir acerca da Educação Financeira e Fiscal, os alunos leram e compreenderam a letra da música “PACATO CIDADÃO”, do grupo Skank, entendendo que o que não devemos ser é um pacato cidadão. Ao final, produziram um vídeo onde cantam a música.




Educação Financeira – Aprendendo a poupar


Confecção de Cofrinhos pela turma do 4º ano 


Professora Nilvana e Professora Kelly



 

 

 













Educação Financeira – Aprendendo a poupar


Alunos do 3º ano agradecem a mãe da aluna Juliana Dias de Almeida que doou um cofrinho para a turma economizar dinheiro a fim de custear algumas despesas do passeio de final de ano. 






Projeto Atitude Cidadã
Ação e reflexão no Dia do Estudante

A partir do pensamento  de Paulo Freire os alunos refletiram a cerca de ações que pudessem contribuir para um mundo melhor.






Educação Financeira ( 5° e 6.° anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação do Grupo de Danças no Comdica